domingo, 16 de setembro de 2012

II Coluna Força Jovem!

 Seguindo com o desejo de fazer política de um modo inteligente e baseado na busca e divulgação de verdades muitas vezes deturpadas em favor de interesses, a Força Jovem lança mais uma Coluna, desta vez com o tema Educação.
“A educação é um direito humano fundamental que deve ser garantido pelo Estado a fim de promover o desenvolvimento do país e de se

us cidadãos. No Brasil, é necessário ampliar o acesso à educação e garantir sua qualidade a fim de promover uma melhor distribuição de renda e diminuir as disparidades existentes.”
Desta forma, não podemos admitir que a educação seja deixada à margem de qualquer administração, já que a mesma é peça fundamental na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e autônoma.
Não apoiamos o modelo de gestão da administração da nossa cidade nesses últimos 4 anos, que não deu a importância que a educação merece, esquecendo inclusive as promessas que fez para o povo de Gov. Dix-Sept Rosado durante a campanha eleitoral. A Força Jovem traz agora à memória as promessas para a educação, feitas pela atual prefeita, Lanice Ferreira (PMDB), apoiada por Gilberto Martins e Aisa Martins (atual candidata do PMDB) na eleição de 2008.

• Introdução à disciplina de informática do 6º ao 9º ano; (NÃO FEZ!)
• Implantar uma biblioteca em cada escola da rede municipal de ensino; (NÃO FEZ!)
• Programa de qualificação do quadro docente; (NÃO FEZ!)
• Construir e equipar uma Escola de ensino fundamento no alto de Santa Catarina; (NÃO FEZ!)
• Construir o Centro de Educação Infantil; (Programa do Governo Federal)
• Ampliar a cobertura de atendimento da educação infantil; (NÃO FEZ!)
• Melhoria do transporte escolar;
• Apoiar os grupos culturais (teatro, música, dança, folclórico e etc),(NÃO FEZ!)
• Criar a banda de musica municipal, (NÃO FEZ!)
• Programa de alfabetização complementar, (NÃO FEZ!)
• Apoio ao programa de alfabetização aos jovens e adultos,
• Incentivo ao professor das turmas multi-seriadas. (NÃO FEZ!)

Como vimos, das 12 propostas, a gestão conseguiu cumprir apenas 2 durante 4 anos de mandato. Lembramos ainda do descaso com os professores, que após muita negociação conseguiram um reajuste em seus salários, no entanto, muitos deles até hoje ainda não receberam o valor retroativo como foi prometido pela Prefeita Lanice Ferreira durante a negociação.
Os professores são a célula-mater da educação, sem eles, todo esse processo não seria possível. É primordial, portanto, que o seu trabalho seja reconhecido e VALORIZADO. É lamentável que depois de um trabalho tão árduo o professor precise esperar e se preocupar com a data do recebimento do seu salário. É lamentável que uma Prefeitura não consiga estabelecer e cumprir uma data para o pagamento dos seus funcionários sem deixá-los esperando e se preocupando se irão poder honrar seus compromissos no final do mês. Sim, é isso que vem acontecendo em nossa cidade.
Agora, o PMDB vem nos pedir para acreditar. Vem nos pedir mais 4 anos para governar a nossa cidade. Para que? Para continuarmos com as migalhas que esse grupo nos oferece? Como acreditar em um grupo que não cumpre o que promete e que não valoriza o trabalho de um professor? Como acreditar em pessoas que perseguiram vários professores da rede municipal de ensino, remanejando-os dos seus locais de trabalho para outros mais distantes e com mais dificuldades de acesso, com a única intenção de massacrar aqueles que não os apoiaram?
Não, a FORÇA JOVEM não acredita! A FORÇA JOVEM não vai dizer sim aos descasos e desmandos do PMDB em Gov. Dix-Sept Rosado.
Queremos MUDANÇA e acreditamos que o plano de governo de Anax Vale será executado e trará melhorias para a nossa cidade. Vamos conhecê-las:

Propostas de Anax com relação à educação:
• Melhorar a qualidade da merenda escolar;
• Cumprimento do piso salarial nacional do professor e valorização do plano de cargos e carreira;
• Oferecer capacitação para professores;
• Gestão escolar descentralizada, com eleição para diretor e vice-diretor;
• Incentivo através de premiação para os melhores alunos de cada instituição de ensino;
• Oferecer cursinho de preparação para exames, concurso e vestibulares;
• Dar transporte gratuito e de qualidade para universitários irem a Mossoró e para toda rede municipal de ensino;
• Melhorar a estrutura física das Escolas;
• Entregar fardamento e matérias escolares a todos os alunos;
• Desenvolver o Programa Escola Aberta para promover a abertura das escolas públicas nos fins de semana, realizando atividades como torneios esportivos, capoeira, dança de salão, oficinas culturais, videoteca e palestras de interesse da comunidade;
• Criar mini-biblioteca escola;
• Garantir a inclusão das crianças com deficiência, assegurando acessibilidade, equipamentos e formação para os profissionais da rede municipal de ensino.

Entre essas propostas gostaríamos de destacar a que se refere à implantação de uma gestão escolar descentralizada, com eleição para diretor e vice-diretor.
Sabemos que o poder político local continua utilizando uma prática clientelista na escolha do diretor escolar, que é feita por INDICAÇÃO, demonstrando que o principio da gestão democrática do ensino público continua com grandes dificuldades de ser implantada.
Anax sabe que o método mais democrático para escolher o diretor é a uma eleição, com a participação de toda comunidade escolar. A gestão democrática deve objetivar a participação de pais, alunos, professores, funcionários e de toda comunidade escolar, para que todos juntos possam aprender e vivenciar experiências que permitam o aprimoramento da democracia em nossa sociedade. O sucesso de uma gestão consiste na participação ativa de toda a comunidade escolar, principalmente na escolha de seu gestor.
Não podemos “educar” crianças e jovens para a submissão do autoritarismo. Precisamos educar para a democracia e para a cidadania. Quando a gestão escolar fica na esteira do clientelismo político, nada tem de democrática, porque o diretor escolar fica vinculado a quem o indicou. É preciso ter consciência política e participativa na escola e na nossa sociedade, para que o clientelismo seja vencido.
Quanto ao assunto Merenda Escolar também gostaríamos de tecer alguns comentários. Queremos lembrar que na gestão de Anax, a merenda escolar era de ótima qualidade, a Força Jovem preocupou-se em conhecer a realidade da época estudando os cardápios e também colhendo depoimentos sobre o assunto. Ouvimos de todas essas pessoas as mesmas palavras de aprovação, que sempre enalteciam a diversidade de gêneros oferecidos e também a fartura dos mesmos. Sempre destacavam que naquele tempo os alunos ficavam satisfeitos, repetiam quando desejavam, enfim, não havia nenhum tipo de problema. Quando perguntadas sobre a situação da Merenda hoje, essas pessoas não criticam a qualidade da merenda, mas dizem que a quantidade foi bastante reduzida. Cabe um esclarecimento, o PNAE (Programa de Alimentação Escolar) do Governo Federal, destina uma verba as prefeituras para a alimentação escolar, entretanto, esse valor não é suficiente e a Prefeitura precisa entrar com uma contrapartida se quiser oferecer uma alimentação satisfatória do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Desta forma, Anax assume o compromisso de assim como fez quando teve a oportunidade de estar à frente do poder público de Gov. Dix-Sept Rosado, voltar a melhorar a merenda escolar, fazendo com que esta seja farta e de qualidade.
Quanto às denúncias, queremos esclarecer que Anax não sofreu nenhuma condenação por desvio de recursos da merenda escolar. Ao final de cada ano, o gestor precisa prestar contas do recurso que foi recebido do Governo Federal, e essa prestação de contas é antes analisada pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar) formada por representantes da sociedade. Esse conselho dá o seu parecer que pode ser favorável ou não a prestação de contas. Depois disso, os documentos seguem para o Ministério de Educação que irá avaliar essa prestação de contas. Como o nosso trabalho é baseado na procura da verdade, buscamos essas informações e vimos que os processos de prestação de contas do ano de 2005 realmente ainda se encontra em diligência, ou seja, em análise. Para nossa surpresa, também percebemos que a prestação de contas do ano de 2000 (GESTÃO DE GILBERTO MARTINS) também se encontra em diligência.
Em nenhum dos dois casos podemos dizer que houve desvio de verba, só poderemos fazer essa afirmação quando o resultado da análise for anunciado. O que nos incomoda é a postura de um líder que faz perguntas tendenciosas, inflamando seus seguidores a repetirem esses devaneios aos quatro ventos sem nenhuma responsabilidade! O QUE NOS INCOMODA É OUVI-LO ACUSANDO O SEU ADVERSÁRIO E NÃO DIZER QUE A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA MERENDA ESCOLAR DO SEU MANDATO TAMBÉM ESTÁ EM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO.
Como acreditar em quem distorce a verdade, em quem cria boatos e encobre os seus podres? 
A FORÇA JOVEM não acredita, porque a FORÇA JOVEM já cansou de ser enganada.
Chega de mentiras, chega de desgoverno, chega de promessas, chega de mesmice.

QUE VENHA A MUDANÇA!

Um comentário: